Os Orixás.

 

Acredita-se que os Orixás (yoruba Òrìṣà) foram ancestrais africanos que foram divinizados, pois durante sua vivência na Terra, supostamente adquiriram um controle sobre a natureza, como: raios, chuvas, árvores, minérios e o controle de ofícios e das condições humanas, como: agricultura, pesca, metalurgia, guerra, maternidade, saúde.

Ancestrais africanos que correspondem a pontos de força da Natureza, suas manifestações e os seus arquétipos, os orixás possuem características semelhantes aos seres humanos, pois manifestam-se através de emoções, como: raiva, ciúmes, amor em excesso, passional. Cada orixá possui um sistema simbólico particular composto de: cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes, oferendas, espaços físicos e até horários.

Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, com à imposição do catolicismo aos negros, cada orixá foi associado a um santo católico, para manterem os orixás vivos e não perder seu direito ao culto. Pois foram obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

 

Orixás são as representações das forças da natureza.

 

 

 

01 02 03 04 05

 

 

 

 

 

Loja Nova Iguaçu Loja Vilar dos Teles Fábrica São Jorge
Av. Marechal Floriano Peixoto, 2443
Centro - N.Iguaçu-RJ
Av. Automóvel Clube, n.º 2660
Centro - Vilar dos Telles - RJ
Avenida Pres. Kennedy, 926,
Coelho da Rocha, S. João De Meriti - RJ
(21) 2667-5386 (21) 2651-3224 (21) 2756-1184

 

© Fábrica de Velas São Jorge 2020 | Olivan B. Ribeiro WebMaster